Carla Albergaria

Carla Albergaria




Portuguesa de coração, residente em Sintra, Carla, nasceu em Moçambique, Africa em 1965. 
Logo após a independência de Moçambique  no ano de 1974, mudou para Portugal como muitas outras famílias. 
Apaixonada pela vida e pelo seu movimento, tira ensinamentos valiosos que aplica em seu dia a dia e em sua arte, impulsionada por este desejo de mudanças e crescimento pessoal.
 

Cresceu no mundo dos tecidos e das linhas e conviveu com diferentes artes no atelier de sua avo. Trás em seu DNA, o dom de sua bisavó,  modista de alta costura e roupa branca, bem com sua avo, enfermeira,  que herdou seu dom. Carla, cresceu na  alta costura passeando pelo  artesanato, e chegando no quilt tradicional.

Seu lado artístico, também vem de sua mãe, que se dedicou ao bordado de pedrarias e seu pai desenhador. 

Cresceu em uma familia de artistas. 



Elisa Correia - mae de Carla


Na época do Mestrado em Fisioterapia da saude da mulher,  adquiriu o habito de estudar a noite. Apos a conclusão do curso, foi em busca do que fazer durante a noite e descobriu videos no Youtube de patchwork tradicional que a fez se reconectar com sua mãe que fazia colchas de retalhos também.


 Quilt de Elisa Correia, mae de Carla


Sua gratidão a  mãe que  acreditou e motivou- a  seguir seus sonhos profissionais fez sua primeira colcha de patchwork para vender e colocar as contas em dia bem como comida a mesa. 

Ao terminar a colcha, sem sua mãe saber, inventando uma divertida historia que sua professora estava comprando -a , comprou e a guardou ate o Natal seguinte. Na noite de Natal Carla, presenteia sua mãe com sua própria colcha, emocionada, mãe e filha trazem esta linda historia que os retalhos as uniu. 

Atualmente esta colcha  faz parte de sua historia,  bem como a maquina de costurar de sua mãe.



Foi há três anos que se rendeu às agulha e desde então tem vindo a estudar técnicas e a aprimorar-se na arte têxtil. 


Participou da doação de colchas as vitimas de Brumadinho em 2019.



Foi durante a tragédia de Brumadinho, que teve seu primeiro contato com a ART QUILT através do convite para participar da exposição com curadoria de Ana Paula Brasil. Sem saber nada sobre o assunto, se desafiou no intuito de ajudar os bombeiros homenageados. Sensibilizada com a dor alheia, fez um curso de especialização em quilting com Ana, que se tornou sua mentora desde então e se destacou com sua obra: O rosto da coragem, 2019.



Após esta experiencia com a arte têxtil,  Carla se dedica ao seus pacientes de fisioterapia e sua arte onde expressa sua forma de ver o mundo ao seu redor.


No ano de 2019, teve sua primeira experiência expondo seu trabalho na Feira de Quilt e Patchwork em Limeira, Brasil. Apos o evento doou sua obra para a ASAB. 




Actualmente em descoberta continua executa os seus quilts , desde a confecção dos tops ao quilting dos mesmo e ainda com o tingimento dos tecidos, para que as peças sejam únicas e pessoais . 


                                             



Hoje inaugura em Vila de Sesimbra, Portugal,  sua primeira exposição individual na Biblioteca Municipal onde em sua DESCOBERTAS nos mostra sua jornada textil.


Em Descobertas, Carla convida sua mentora, a artista internacional, Ana Paula Brasil a homenagear o ilustre escritor Hans Christian Andersen.


Hans Christian Andersen' s tribute, 2020, collage, quilting, 50 x 70



Para assistir o video da exposição clique na foto abaixo




Fotos da exposição







Ainda estou na descoberta de mim própria mas já num caminho sem retorno... 


Recebendo o apoio de meu marido, Renato.





Instagram












Comentários

  1. Parabéns Carla! Além de uma linda historia de vida é muito bom saber de mais esta exposição!

    ResponderExcluir
  2. A história de Carla é tão gostosa de ler que parece aquele bom livro que te deixa extasiada a cada palavra!! Parabéns guerreira!! Essa exposição foi apenas o primeiro passo de um caminho que estás a desbravar. Muito sucesso minha amiga! Fiquei emocionada a cada palavra e a cada foto! Simplesmente parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carla ! Belíssima em tudo. Obras de arte maravilhosas e pessoa linda. Muito sucesso neste lindo caminho que está almejando. Beijao

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carla! Linda a sua trajetória de vida e mais linda a sua exposição! Sucesso! 👏🏾🥰👏🏾

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, bela exposição, muito sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Felicitaciones!!! Muy bella historia del camino recorrido, todo lo mejor en la exposición!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas