Eliana Arruda

Eliana Arruda




Sou Eliana e tenho 3 filhos, 2 netas e 1 bisneta. Viajo entre minhas 3 moradas, dividindo minha vida entre familia e minha arte. 
Da mesma forma que me dedico com paixão a Arte Textile, me dedico a minha familia e viagens.
Comecei cedo minha vida na costura, em longas tardes bordando e prestando atenção no colorido dos carreteis de linhas, lãs e fitas que enfeitavam lindamente as prateleiras do quarto de costura que era considerado o lugar sagrado das tias e da minha avó. Cresci em um ambiente onde pude me dedicar ao que gostava. Assim como a vida passa suavemente, meus bordados transitaram em diversos caminhos. 
Sou do tempo de bordar as inicias dos nomes em lenços de bolso. Bordo desde menina e sempre tive adoração por cores, lapis de cor, tintas. A arte sempre esteve presente.

Trouxe em minha bagagem, o bordado e a chita. Chita são as coloridas famosas estampas Brasileiras presente em meus bordados e no avesso de meus trabalhos. Me sinto homenageando o artesanato  Brasileira trazendo estes elementos pra minha arte.

Trabalhar com arte textile é dar asas a sonhos antigos e novos sonhos. Este mundo têxtil, alem de abrir minha mente, abriu portas pra mim no Brasil e no exterior, onde ja tive o previlégio de expor em eventos de prestigio, estando entre as finalistas do 
CQA/AQS 2018. 

 Foi uma grande surpresa receber o email e ter minha obra no mais prestigiado evento do Canada.

Também  no Canada, participo do projeto Brazilian Butterflies Saving the World, doando quilts, blocos de borboletas que participam da exposição de Saint Jacobs e do leilão beneficente de quilt de New Hamburg. Um dos eventos mais charmosos que ja participei.

Um evento que participo ha alguns anos é o Quilt at the Creek, em Toronto. Que charme de evento!Um Museu heritage, que se transforma durante um final de semana em uma belíssima exposição de quilts e arte quilts.

No Brasil, minhas obras ja participam da Feira de Patchwork de Limeira ha dois anos.


Exposição no craft quilt show de curitiba e no  Tere quilt


Como disse, tranquilamente, ponto a ponto vou crescendo profissionalmente. Ha 5 anos tenho a mentoria e curadoria de Ana Paula Brasil que alem de me orientar com maestria, me proporciona um Universo colorido  e divertido.





Ana me mostrou a importância de valorizar a técnica que domino, o bordado, a técnicas de arte quilt que aprendo com ela e outras artistas têxteis nacionais e internacionais. Eu bordava e aprendi a dar volume e formas com as lãs e linhas. Com o conhecimento técnico que tenho hoje, trabalhar com linhas me satisfaz plenamente como artista e com avo, pois passo para minhas netas o que foi passado pra mim. Sempre ouvia que deveria deixar a criatividade correr solta nas cores e luzes das rendas tingidas artesanalmente com cuidado e paciencia por minhas tias. Entao sou assim: curiosa, dedicada e desta forma, meu trabalho corre solto e livre sem necessidade de grandes explicações, apenas plena contemplação!



Fotografia sempre foi minha paixão, e faço parte de um grupo de fotógrafos aqui em Manaus, que  passeamos explorando e registrando a beleza de nossa região. 

A simplicidade e o belo me cercam. Moro na Amazonia.
Descobri no ano de 2018 que posso colocar nos tecidos minhas fotos e celebrar a MINHA Amazonia. Uma terra que tanto amo com suas muitas estradas das aguas. Suas cores vibrantes .Amazônia com suas etnias livres, os quintais cobertos pelas aguas a maior parte do ano... E com este imenso quintal verde que eu me inspiro e que reforçou em mim a certeza de estar no caminho certo quando pude unir minha paixão pela fotografia com meu amor pela costura artistica e principalmente minha devoção e meu respeito pela Amazonia, meu quintal.




WEBSITE

INSTAGRAM


FACEBOOK

















Comentários

  1. Que mãos de fada , o mundo precisa conhecer está artista tão talentosa . Sem palavras para definir a beleza dos seus trabalhos . Muitos parabéns 😍😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Qué bella nota! cuánto amor y arte ! Me encantó conocerte Eliana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas