Teresita Leal


Teresita Leal 



Teresita é bioquímica, doutora em Fisiologia. Desde 1997, dedica-se ao Quilt, praticando e explorando continuamente novas técnicas. Também espalhou esta arte através de oficinas, organizando exposições e apresentando seus trabalhos em vários salões de arte têxtil.


Membro do CAAT (Centro Argentino de Arte Têxtil), SAAP (Sociedade Argentina de Artistas Plásticos), ARTVILO (Artistas Visuais de Vicente López) e SAQA (Studio Art Quilt Associates).

Criadora e administradora do primeiro Fórum de Retalhos e Quilting, no qual participaram pessoas de todo o país e de outras partes do mundo, compartilhando informações, organizando trocas e, principalmente, mantendo contato.


Estudou técnicas, design e cores em eventos internacionais no Chile (Reunião de Quilts Chilenos no Centro Cultural Estação Mapocho), Brasil (Festivais de Gramado), Estados Unidos (Festival de Quilt de Houston, Festival de Quilt de Chicago) e Inglaterra (Festival de Quilts, Birmingham) ) com professores de renome (Kaffe Fassett, Katie Pasquini Masopust, Lyric Knard, Doris Sueli Teixeira, Pilar Donoso e outros).

 

Em 2007, ela trabalhou por algumas semanas na Inglaterra com um grupo de artistas pertencentes ao Gloucestershire Guild e lá descobriu o Art Quilt, reconstruindo sua história profissional. "Elea possuía as ferramentas que adquirira há anos e agora não passava de ... começando a criar".

Nesse mesmo ano, juntamente com duas colegas, ela fundou o "Buenos Aires Quilting" (BAQ) para promover e divulgar a atividade em seu  país Argentina. O BAQ ministrou workshops e organizou a 1ª Feira Internacional de Quilts na Argentina, no âmbito da V Bienal Mundial de Arte Têxtil, realizada em Buenos Aires em março de 2009.


Comprometida com essa forma de arte, ela começa a escrever artigos em revistas nacionais (Sophia, Country Folk, White) e internacionais (Magic patch, França; The Quilter, Inglaterra, Revista da Associação Espanhola de Retalhos) para divulgar a atividade em Argentina.

Teresita participa com seus trabalhos em exposições de arte têxtil no país e no exterior (Chile, Uruguai, Brasil. EUA, Inglaterra, Alemanha, República Tcheca). Associa-se ao Centro Argentino de Arte Têxtil, à Sociedade Argentina de Artistas Plásticos e Artvilo (Artistas Visuais de Vicente López), obtendo prêmios e menções nos salões organizados por essas entidades e nos Museus Eduardo Sívori e José Hernández, na cidade de Buenos Aires e outros no interior do país.

Seu trabalho está em coleções particulares e, em 2010, o Museu de Arte da Filadélfia (EUA) adquiriu vinte de suas colchas 3D.

Todo ano, ela dedica mais tempo a ensinar em seu estúdio  pois considera que "reunir e compartilhar é absolutamente curador".




Mientras espero la Luna Nueva 
2016- 107 x 111cm -quilt

Memória artística A lua e suas fases. Aguardando o início de um novo ciclo. Você consegue conceber algo mais intrinsecamente feminino? Mudanças de estado, de situação, retornam ao ponto zero e tente novamente. Memória descritiva
Este quilt foi criado com tecidos de algodão tingidos à mão (como tecido de fundo) e tecidos estampados comerciais (a maior parte da própria lua) A lua foi feita com uma técnica de entrelaçamento, que permitiu o uso de tecidos de vários desenhos e tons, dando uma grande riqueza de textura visual. O quilting foi feito à mão.


EN LA PROFUNDIDAD DE MI CUEVA

FUNDACIÓN RÓMULO RAGGIO - COMPARTIR 2020


Este trabalho foi feito para uma exposição onde o tema era sobrecarga de informação. Eu acho que se aplica muito bem a esses tempos, onde o bombardeio de informações e comunicação virtual se faz sentir como um fardo real.



Postou em seu Instagram:
Qué alegría!!! Mi obra "En el candelero" fue publicada por la revista de SAQA, Studio Art Quilt Associates
Superorgullosa!!!! En el candelero: bordado free motion


4º Concurso de Paletas Artísticas - SAAP 2019
Participa mi Materia Prima III - Desde la Paleta, collage textil
Del 3 al 17 de Septiembre de 2019
Sala Leopoldo Presas de la SAAP





Todo dia 1º de agosto acontece a celebração do Pachamama, é apreciada e uma oferta para o Pach (Terra) que dá vida. Salão dos Passos Perdidos da Faculdade de Direito da UBA.





XV Salão de Arte Têxtil Médio Formato Museu José Hernández Feliz porque meu trabalho Para o fim do verão foi aceito para integrar este prestigiado salão!






























Comentários

Postagens mais visitadas